
Quaest: 51% desaprovam governo Lula, e 46% aprovam
Pesquisa Quaest divulgada nesta quarta-feira (20) mostra que Lula voltou a ter mais aprovação que reprovação em alguns segmentos: os que ganham até 2 salários mínimos, os católicos, os que têm 60 anos ou mais e quem tem ensino fundamental. No Nordeste, a aprovação voltou a crescer. (Veja abaixo a aprovação por segmento).
Segundo Felipe Nunes, diretor da Quaest, o governo Lula teve a melhor avaliação desde janeiro por conta da queda da inflação nos alimentos (caiu o percentual dos que acham que os preços subiram; e subiu o dos que acham que os preços caíram) e da reação ao tarifaço de Trump.
Leia mais:
- 51% desaprovam governo Lula, e 46% aprovam
- 69% dizem que Eduardo Bolsonaro defende interesses próprios e da família
- 51% acham que interesses políticos de Trump motivaram tarifaço
- 64% acham que tarifaço de Trump vai aumentar preço dos alimentos no Brasil
- 55% acham que Bolsonaro está agindo mal no tarifaço; 46%, que Lula age mal
A pesquisa Quaest foi encomendada pela Genial Investimentos e realizada entre os dias 13 e 17 de agosto. A margem de erro é de dois pontos para mais ou para menos. O nível de confiança é de 95%. Foram realizadas 12.150 entrevistas entre a última quarta-feira (13) e domingo (17).
Região
A Quaest mostra que a aprovação ao governo Lula (PT) oscilou 7 pontos para cima no Nordeste, região com maior aprovação: 60% (eram 53% em julho). A desaprovação oscilou os mesmos 7 pontos, mas para baixo, e está em 37% (eram 44%). A margem de erro para a região é de 4 pontos para mais ou menos.