Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:
A plataforma quer garantir que a tecnologia ajude artistas e não os substitua.
O Spotify anunciou nesta quinta-feira (16) uma parceria com as três maiores gravadoras do planeta, Sony Music Group, Universal Music Group e Warner Music Group, além das independentes Merlin e Believe, para criar produtos musicais de inteligência artificial “responsáveis”.
A empresa declarou que está investindo pesado em pesquisa e desenvolvimento de IA generativa, com a criação de um laboratório de ponta e uma equipe dedicada a construir ferramentas voltadas à música. Segundo o Spotify, o foco é colocar artistas e compositores em primeiro lugar, seguindo quatro princípios: parceria com gravadoras, escolha na participação, compensação justa e fortalecimento da conexão entre artista e fã.
“Nossas ferramentas de IA não substituirão a arte humana”, afirmou a plataforma. “Elas darão aos artistas novas formas de serem criativos e de se conectarem com o público” (via Music Business Worldwild)
O anúncio chega poucas semanas após o Spotify atualizar suas políticas para lidar com conteúdo gerado por IA, medida que resultou na exclusão de 75 milhões de faixas consideradas “spam” no ano passado.
A empresa reforçou ainda que os direitos autorais seguem sendo prioridade: “Os direitos dos músicos importam. Se a indústria da música não liderar este momento, a inovação em IA acontecerá em outros lugares, sem consentimento ou compensação.”